Terapia para crianças e adolescentes

Terapia com crianças

Na infância, podem emergir conflitos afetivos que se contrapõem ao desenvolvimento esperado para esse momento. Nesse sentido, é preciso que os cuidadores estejam atentos, procurando informações confiáveis a respeito das dificuldades emocionais e, caso as dúvidas persistam, que busquem ajuda profissional qualificada.
Desse modo, a terapia infantil poderá auxiliar as crianças a entenderem suas questões, fazendo com que elas também compreendam melhor o processo pelo qual estão passando – e as suas potencialidades para assumirem melhores escolhas – pois, mesmo sendo pequenas, a seu modo, já estabelecem relações muito próprias com o mundo ao redor e com os outros.

girl, child, kid-511883.jpg

Terapia com adolescentes

A adolescência é uma fase da vida de inúmeras variações psíquicas, físicas e sociais.

Por esse motivo, costuma ser um período muito importante no desenvolvimento humano, onde a aceitação e os relacionamentos assumem um papel privilegiado.

O controle e o entendimento das próprias emoções são fundamentais para que o jovem se aproprie mais de si mesmo.

Nesse sentido, a terapia com adolescentes pode auxiliar não apenas no atravessamento, mas também na compreensão dessa etapa e das contradições inerentes a ela.

Os conflitos – com os outros, com os pais e consigo – poderão ser mais facilmente administrados, no espaço terapêutico onde se abrem novas possibilidades para o acolhimento das transformações e para o incentivo ao crescimento pessoal.

A participação dos cuidadores

O suporte da família é estrutural para a psicoterapia. Isso, porque os pais costumam ser a principal fonte de estímulos da criança. 

Desse modo, um paciente com bom acolhimento e suporte familiar, tende a sustentar o tratamento de maneira mais motivada. 

Além disso, quando os cuidadores conhecem e confiam no tratamento, se tornam aliados eficientes para a sintonia entre a criança, o terapeuta e a família. 

E isso, por consequência, favorece consideravelmente a análise, gerando maior qualidade de vida e bem-estar subjetivo não apenas para o analisando, como para o seu entorno.

Rolar para cima